Gestão de Resíduos no Mercado angolano

25-05-2011 18:26
Educação Ambiental
Locais desapropriados para o lixo devem ser encerrados

Luanda - Os locais desapropriados para o destino final de resíduos devem ser encerrados, recuperados e utilizados como complexos desportivos ou parques de educação ambiental, sugeriu hoje, em Luanda, o director geral da empresa de saneamento do meio “Vista Waste”, Vincenzo Piepoli.
 
O responsável, que apresentou o tema “Reflexões sobre Tendências e Desafios Globais para o Desenvolvimento da Gestão de Resíduos no Mercado angolano”, sugeriu ainda que para a redução dos resíduos em Angola, sobretudo na zona urbana e suburbana, há necessidade da eliminação de lixeiras, assim como o controlo da produção de resíduos sólidos, como das indústrias.

"Ainda há muito para se fazer, mas o que devemos fazer é encarar os problemas e encontrar soluções e metodologias cada vez mais adequadas para a sanidade do meio, apesar de algumas limitações”, referiu Vincenzo Piepoli.

Há três anos como operadora da empresa de saneamento Elisal, a Vista Waste, que actua nas províncias de Luanda e de Benguela, está interessada em alargar os seus serviços em outras áreas, como o tratamento de resíduos hospitalares, assim como a sua expansão em outras regiões de Angola.

Entre outros objectivos, a empresa quer contribuir no desenvolvimento para uma gestão integrada dos resíduos em Angola, por isso está disposta “arriscar” na edificação de um aterro para resíduos de construção e demolição em Angola.
A empresa do Grupo Mota-Engil e do Banco Privado Atlântico quer continuar a trabalhar para obter maior participação da população, assim como a promoção de sistemas e operadores eficazes.

Nesta 1ª reunião de alto nível da CPLP sobre resíduos, os ministros do Ambiente estão a partilhar experiências e traçar estratégias para o tratamento de resíduos, no quadro das políticas de desenvolvimento sustentável e uso de novas tecnologias.

O evento, que encerra ainda hoje, vai produzir a declaração de Luanda, onde vai constar propostas para uma melhor gestão dos resíduos nos estados membros da CPLP, sobretudo dos países em vias de desenvolvimento, o caso de Angola.

Sem comentários: